Bandeira e Brasão

Brasão

O brasão municipal - também chamado de brasão de domínio ou brasão de domicílio - na tradição heráldica, é um desenho especificamente criado usando peças, esmaltes e metais com a finalidade de identificar os municípios. É uma tradução, uma síntese de tudo quanto o brasão representa em sua simbologia e é aplicado nos documentos oficiais dos órgãos da administração pública municipal.

Escudo: Peça mais nobre do brasão.

Português flamenco-ibérico: apelidado também de escudo português, tem a sua parte superior em linha reta e a inferior boleada. Na moderna heráldica brasileira tem merecido destacada preferência, pois evoca a origem lusitana e colonizadora, principal formadora da nacionalidade brasileira.

Em campo de bláu azul: A cor bláu (azul) do campo do estudo é símbolo heráldico da justiça, nobreza, perseverança, zelo e lealdade, predicados do povo de Ribeirão das Neves, pela dedicação à sua cidade no propósito de torná-la dia a dia maior e admirada.

Uma fábrica: representando o complexo industrial, a industrialização progressiva através de suas cerâmicas municipais.

Encimada de um sol: representa acima de tudo a (beleza ou potencial) do município, que se desponta para o futuro.

Faixas onduladas de aguado atravessante: onda de prata intercalada com azul simbolizam a brancura, humildade, formosura, justiça e pureza. Por suas muitas nascentes e o ribeirão, que atravessa o município, que estão na região do Ribeirão da Mata. Este pequeno córrego que nasce no Morro do Anil, próximo ao Bairro Várzea Alegre em épocas de frio, ficava com uma temperatura bem abaixo, a ponto de esfriar o suficiente para ocasionar gelo.

Em chefe de jalne (ouro): a parte mais nobre do escudo. O metal, "ouro", simboliza a riqueza que nosso futuro trará.

Triângulo equilátero em goles: O triângulo equilátero simboliza Divindade, a Harmonia, a Proporção. Simboliza os anseios de liberdade dos inconfidentes mineiros. Representa Ribeirão das Neves como parte importante da grandeza do Estado de Minas Gerais.

Guarnecidos por dois coqueiros: À destra e à sinistra, guardados por dois coqueiros Macaúbas (Acrocomia aculeata), que guarnecem o município e anunciam a chegada ao domínio municipal.

No listel de argente: Também conhecida como divisa ou lema.

As legendas: à destra 12-12 e à sinistra 1953, datas alusivas à emancipação político-administrativa do município de Ribeirão das Neves.

Ao centro o topônimo: No caso de brasão de domínio usa-se o topônimo, topos (localidade) onimus (nome) – Nome da localidade, "Ribeirão das Neves", escrita em azul que simboliza a lealdade e formosura dos habitantes da terra; dentro de uma faixa prata símbolo heráldico de força, grandeza, mando, nobreza, riqueza, esplendor e glória do povo. Todo o listel é postado abaixo do escudo.

Por timbre, uma coroa mural de cinco torres: É o símbolo universal dos brasões de domínio. Encimado pela coroamural de prata, de cinco torres, que é de cidade. A Coroa Mural que descansa sobre o escudo, compõe-se de muralhas com ameias em forma de castelos, e simboliza a força e resistência.

Bandeira

A bandeira de Ribeirão das Neves é de retângulo branco, ostentando ao centro ou na tralha uma figura geométrica onde o Brasão de armas é aplicado representando o Governo Municipal, representa a irradiação de todos os poderes municipais que se expandem a todos os quadrantes de seu território. Sua composição é símbolo da eternidade, a cor branca simboliza a paz, amizade, trabalho, prosperidade, pureza, religiosidade.

O Brasão Municipal e a bandeira se juntam num só símbolo oficial do município, podendo ser exposto publicamente, hasteado ao lado dos símbolos nacionais e estaduais, usados de forma correta e respeitosa na forma da Lei 5.700 de 1º de setembro de 1971.

O layout da bandeira municipal que vigorou até a aprovação da atual, passou por reformulação por ser uma bandeira sem referência legal que a instituísse. Nos arquivos do município foram procurados dados, informações, referencias, origem e leis que aprovavam a bandeira, sem que fossem encontrados.

Era necessário saber sobre o significado das cores para o município, e o desenho central, bem como o histórico heráldico e ordenamento legal para a existência da bandeira.