Posto São José

Posto São José foi o primeiro posto de combustível de Ribeirão das Neves, inaugurado em 1964 em frente à Igreja Matriz pelo empresário e ex-vereador José Rossi Nogueira, o Dú. O posto possuía duas bombas: uma para abastecer com diesel e a outra com gasolina, sendo que cada tanque armazenava 10.000 litros. O fornecedor era a empresa Atlantic.

O posto oferecia aos seus clientes peças, acessórios, lâmpadas, platinado, bobina, correia, borracharia e pneus. O número de veículos na cidade era de aproximadamente 25, que, antes da inauguração do Posto São José, viajavam até Venda Nova para abastecer.

Os carros da época eram Rural, Volks, caminhonete da Ford e Chevrolet ano 1942. Os primeiros veículos a abastecerem no posto foram o Volks do empresário Sr. Rubens Nogueira, proprietário da Cerâmica Iolanda, o caminhão Mercedes Benz 1968 do ex-prefeito Sr. Antônio Rigueira, a caminhonete da família Sapori e o caminhão do filho do Sr. Ângelo Avelar. Entre tantos outros que abasteciam no posto estavam os fazendeiros Dr. Sandoval de Castro, Levy Costa Cerqueira, Érico Tonucci e Francisco André da Hortinha, proprietário de um jipe.

Depois de um período de inatividade, o Posto São José, que foi um marco no progresso do município, voltou a funcionar com a bandeira da Ipiranga.

 

Fonte: Coluna "Do Fundo do Baú", de José Henrique Cerqueira Mariani