IFMG

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) é uma instituição multicampi que oferece educação superior, básica e profissional, de forma pluricurricular, especializada na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino, com base na conjugação de conhecimentos técnicos e tecnológicos às suas práticas pedagógicas.

Em Ribeirão das Neves, o instituto começou a funcionar no segundo semestre de 2010, quando foi dada a ordem de serviço para construção do campus próprio e aberta as inscrições para concurso público para contratação do corpo docente e administrativo. No primeiro semestre de 2011, com funcionamento em sede ainda provisória, foram abertas as primeiras turmas no município nos cursos técnicos em Administração e em Logística e no curso superior de Tecnologia em Processos Gerenciais.

A construção da sede própria, no entanto, sofreu vários atrasos no cronograma de obras. A primeira turma do curso de Processos Gerenciais se formou em meados de 2013, ainda sem casa própria. Com esse entrave, a expansão da oferta de cursos ficou estagnada.

No primeiro semestre de 2016, o IFMG se mudou de mala e cuia para o seu campus na rua Taiobeiras, 169, no bairro Sevilha B, em um terreno com 56,6 mil m2 que contempla salas de aula, laboratórios de informática, auditório, biblioteca, centro de vivência, refeitório, anfiteatro, ginásio de esportes e quadra externa, entre outros equipamentos.